Saúde do homem e o papel da prevenção ao longo do ano
Novembro Azul

Saúde do homem e o papel da prevenção ao longo do ano

Grande parte das doenças que afetam a saúde do homem podem ser evitadas.

No Brasil, estatísticas apontam que as mulheres vivem em média 7,2 anos a mais que os homens. E algumas razões podem ser justificadas pela genética, hábitos de vida e acompanhamento médico. Levantamento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo apontou que 70% dos brasileiros do sexo masculino procuram uma consulta médica apenas sob influência do cônjuge ou filhos. A prevenção, ainda, é a melhor aliada para uma vida atrelada ao bem-estar e qualidade de vida, razão pela qual a partir de exames de rotina é possível evitar o aparecimento de doenças, assim como tratá-las ainda em seu estágio inicial.

Já que estamos em período da campanha Novembro Azul, que abre espaço para discussões e informações sobre o câncer de próstata, dados do Ministério da Saúde indicam que esse é o tipo de câncer com maior incidência no público masculino, perdendo apenas para o câncer de pele.

Estima-se que a cada ano surgem, aproximadamente, 66 mil novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil. A boa notícia é que a taxa de mortalidade vem caindo e a informação é uma das aliadas para essa estatística, acompanhada de exames periódicos que detectam o câncer em estágios mais iniciais e ao avanço nos tratamentos.

Conversamos com a oncologista e sócia do Clube do Comércio, Roberta Venturella sobre medidas de prevenção para reforçar a saúde do homem. A nossa sócia explica que o cuidado com o corpo e mente vai além do período dedicado ao Novembro Azul. “A prevenção persiste ao longo do ano, com ou sem o aparecimento de sintomas”.

Nossa sócia explica que nos estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas, o que explica a importância das visitas anuais ao urologista para detecção precoce. Segundo ela, os fatores de risco para desenvolver a doença são:

  • idade: a partir dos 50 anos há aumento da incidência e 2/3 dos casos ocorrem após os 65 anos, com aumento progressivo de risco com o passar dos anos;
  • histórico da doença na família;
  • raça negra (que tem maior incidência deste câncer que os brancos ou amarelos).

Como medida preventiva, Roberta recomenda aderir a hábitos saudáveis como uma dieta pobre em gorduras de origem animal, rica em frutas e legumes além de avaliação anual com o urologista. “Esportes, tais quais encontrados no clube, como tênis, beach tennis, karatê, natação atividades físicas na academia e outros, ajudam na prevenção desta neoplasia bem como de vários outros tipos de doenças”, avalia.

Embora citado anteriormente, é importante ressaltar que o diagnóstico precoce é a única forma de aumentar a cura do câncer de próstata. Com a progressão da doença podem surgir os seguintes sinais e sintomas:
  • Urinar pouco de cada vez e com mais frequência, especialmente à noite
  • Dificuldade para urinar
  • Redução da força ou do calibre do jato urinário
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após urinar
  • Demora para iniciar o ato de urinar
  • Dor ou ardência para urinar
  • Presença de sangue no sêmen ou na urina
  • Ejaculação dolorosa
  • Dores ósseas e fraturas

Importante lembrar que os sintomas acima também ocorrem em várias outras condições benignas, por isso a necessidade de uma consulta com um especialista para uma avaliação criteriosa.

“A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida”, explica Roberta. Segundo ela, em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver sinais progressivos da mesma.

Fontes:

INCA Instituto Nacional do Câncer

AC Camargo Cancer Center
Agência Brasil
Sociedade Brasileira de Urologia

Quer receber todas as novidades do Clube? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog! Não esqueça de se inscrever na nossa Newsletter!