A ideia, a pesquisa, a criação e o lançamento
Texto do escritor do livro: Pedro Haase Filho
O tão esperado livro “Clube do Comércio de Porto Alegre — A história 1896 – 2025” está em sua fase final de produção, sendo impresso na gráfica ANS. Assim, a partir do final de junho, a obra, enfim, poderá chegar às mãos dos sócios e do público.
Há vários anos, circulava entre associados antigos e dirigentes do CC a ideia de que deveria ser produzido um livro que contasse a história do clube. Um legado às gerações atuais e futuras de sócios que pouco conhecem da trajetória centenária da agremiação, que, este ano, completou 129 anos de existência.
Tempos atrás, o médico e jornalista Carlos Matzenbacher, sócio desde os anos 60, que já fora diretor, conselheiro e um frequentador assíduo da sede esportiva, tomou para si a missão de pesquisar e escrever o tão desejado livro. De fato, durante alguns anos, ele fez algum trabalho de pesquisa, especialmente de imagens, organizando as fotos do acervo do clube por época, além de fazer um levantamento de todas as diretorias eleitas desde 1896.
Desde que foi eleito, em 2018, o presidente Josué Amorim Vieira endossou a ideia de que fosse produzido o livro. E, assim que a pandemia arrefeceu, em 2021, ele decidiu levar a questão adiante. Para isso, então, diante da impossibilidade de Matzenbacher tocar o projeto, o presidente contatou a designer Clô Barcellos e o jornalista e escritor Rafael Guimaraens, ambos sócios do clube e proprietários da editora Libretos, para assumirem a produção da obra.
Como editor, jornalista e historiador, há mais de 20 anos tenho uma parceria profissional com a Libretos, com várias produções editoriais conjuntas, e fui convidado por eles para assumir a tarefa de elaborar um projeto de livro. Aprofundar a pesquisa histórica e escrever a obra, enquanto a Clô se encarregava da criação do projeto gráfico e o Rafael atuou como consultor.
No final de 2021, demos início ao trabalho. Me instalei numa sala na sede da Bastian, onde reuni o material de pesquisa do acervo do clube, como atas (desde 1896), boletins informativos, programas dos bailes de debutantes, fotografias e outras fontes. Lendo as atas desde a fundação, fui criando uma linha do tempo, na qual destacava fatos históricos, importantes e/ou curiosos que ocorreram na trajetória do clube nas diferentes épocas, com algumas descobertas de fatos então inéditos para o público.
A partir daí, precisei também fazer pesquisas em outras fontes, nos arquivos de jornais, nos arquivos públicos, e entrevistei mais de 30 pessoas (muitas que viveram os tempos de auge do clube, incluindo ex-presidentes, ex-atletas, ex-instrutores, funcionários, jornalistas, etc.). Igualmente, conduzi a pesquisa iconográfica, garimpando imagens antigas da cidade e do Centro Histórico que ajudassem a contextualizar o livro historicamente.
Com todo esse material, escrevi, então, o texto final, fazendo também a edição, com design da Clô Barcellos.
Confira a história da reconstrução do Clube após as enchentes!
O livro, com 176 páginas, capa dura, papel couché e fartamente ilustrado, ficou pronto em 2023, mas, por questões internas do clube, o lançamento precisou ser adiado. No final daquele ano, ficou acertado que o lançamento seria na festa de aniversário do clube, em junho de 2024. Daí, veio a enchente, com todas as suas consequências, e houve novo adiamento. Agora, no entanto, com o livro atualizado com o que ocorreu de 2022 para cá, teremos o lançamento em 2025, com data ainda a ser confirmada.