Com apenas 14 anos, o atleta já acumula diversos títulos e mostra um futuro promissor no esporte
Entre os diversos saques, voleios e backhands que permeiam os dias e as quadras do Clube do Comércio, nascem e crescem grandes talentos do tênis. Um desses atletas promissores é Thiago Guglieri, tenista de apenas 14 anos que vem acumulando diversos títulos nacionais e internacionais. Herdado do pai, o gosto pelo tênis começou logo nos primeiros anos de vida e, desde então, a paixão pelo esporte só aumentou.
Entre as diversas conquistas, Thiago já foi premiado pelas mãos do grande tenista Guga Kuerten, em 2016, e foi convocado para representar o Brasil nos torneios sul-americanos do Peru e na Copa Cosat, na Bolívia, em 2018. Agora, o jovem atleta se prepara para um novo desafio: a classificação para representar a seleção da América do Sul na Gira Europeia de 2022. Em entrevista, Thiago Guglieri conta mais sobre suas vitórias e trajetória no tênis. Confira:
Quando você começou a jogar tênis e como surgiu o interesse pelo esporte?
Thiago: Eu comecei a fazer aulas com 4 anos, mas já brincava com meu pai desde os 2 anos. Ver ele jogando foi o que me motivou a começar.
Quais as maiores conquistas que o tênis já te proporcionou e quais os maiores desafios?
Thiago: Minhas maiores conquistas foram: ser campeão da Copa Guga Kuerten em simples e duplas em 2016. Ter ganho em simples e duplas o torneio Banana Bowl em 2018. Conquistar o título de campeão brasileiro, na categoria 14 anos, com apenas 13 anos, ter ganho dois torneios internacionais pela Confederação Sul-Americana de tênis (Pascuas Bowl e CTM Bowl) e ter participado da conquista do primeiro título da Copa das Federações da história do Rio Grande do Sul em 2019.
Sem dúvida, também foram especialmente marcantes as duas convocações para representar o Brasil nos torneios sul-americano do Peru e na Copa Cosat, na Bolívia, em 2018. Meu maior desafio, a curto prazo, é me classificar para representar a seleção da América do Sul na Gira Europeia de 2022.
Qual o momento mais marcante da sua carreira enquanto tenista?
Thiago: Um dos momentos mais marcantes foi ter recebido 2 troféus de campeão das mãos do Guga Kuerten.
Como é sua rotina de treino?
Thiago: Eu treino no Clube do Comércio todas as tardes. Meu treinador é o Yuri Radomski. Treino duas horas todos os dias com ele. Além disso, duas vezes por semana, eu faço treino físico de quadra e três vezes por semana treino funcional específico na academia.
Você pensa em seguir carreira no tênis? Quais seus planos para o futuro?
Thiago: Se surgir uma oportunidade, eu quero seguir carreira como profissional, mas também penso em ir para uma universidade americana para estudar e continuar treinando.