Sobre o Clube

O Clube do Comércio de Porto Alegre foi fundado em 07 de junho de 1896, sendo o seu primeiro presidente o Sr Vitor Barreto de Oliveira. Sua primeira sede localizou-se na Rua Sete de Setembro, onde hoje encontra-se o Banco Santander.

No ano de 1939, com grandes festas, deu-se o levantamento do alteroso edifício da Praça Senador Florêncio, atual praça da Alfândega, onde, hoje, encontra-se a sede Social do Clube. A construção do edifício foi concluída e inaugurada em 16 de dezembro de 1939 com grandes festividades e a presença de toda a sociedade gaúcha. O prédio representava um marco ao bom gosto e distinção. Idealizado em art decô, teve seus espelhos de cristal rosado e vidro de cristal negro importados da Europa. Tendo também a primeira boate do Brasil com luzes coloridas.

Em 1943 o Clube do Comércio incorporou o Clube Excursionista e Esportivo, oferecendo área de lazer e esportes para seus associados. Localizado na Av. Bastian, no coração do bairro Menino Deus.

Em 1943 realizou-se o primeiro Baile de Debutantes do Rio Grande do Sul, chamado “Baile do Perfume”. A partir daí tornou-se imprescindível às jovens da época serem apresentadas à sociedade nos bailes do Salão Rosado. Acontecendo, por vezes, de mais de uma centena de meninas serem apresentadas no mesmo evento. Em frente ao Clube, as pessoas se aglomeravam para verem de perto os participantes do Baile.

Na década de 60 aconteceram inúmeros shows de música brasileira e também de personalidades internacionais. Shows como o de Elis Regina (foto) e o pessoal da Jovem Guarda, eram grande sucesso de público. Também se realizaram eventos sociais de grande importância, como o banquete em homenagem ao então Presidente da República Arthur da Costa e Silva e o 1º Baile dos Destaques, realizado em 1966 pelo colunista Saul Júnior. O primeiro andar da sede social, tradicional reduto de políticos como o presidente Getúlio Vargas (foto) e desportistas foi palco de grandes disputas de jogos, como os famosos campeonatos de sinuca e bridge.

Ao longo desses mais de 120 anos de história, o Clube do Comércio tornou-se um patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul. Sempre com principal desafio oferecer, aos seus associados e comunidade gaúcha, excelência em serviços que contemplem aspectos sociais e esportivos. Conheça um pouco mais das nossas sedes.